Anolis Books

Olá, visitante (Faça o login ou Cadastre-se) | Carrinho (0)

Catálogo

tubaarraias

Guia para Identificação de Tubarões e Raias do Rio de Janeiro

Ulisses L. Gomes, Camila N. Signori, Otto Bismarck F. Gadig, Hugo R. S. Santos

Technical Books Editora, 1ª edição, 2010
ISBN: 9788561368159
Tipo: Brochura
Número de páginas: 234

As informações aqui contidas são baseadas em observações de campo a bordo de embarcações de pesca e de pesquisa, além do acompanhamento de desembarque de pescado em praias e portos. Também foram examinados espécimes depositados nas principais coleções científicas brasileiras que abrigam tubarões e raias em seu acervo e, finalmente, foram feitas a revisão e análise de informações disponíveis na literatura especializada.

Produto Novo: R$ 50,00
Parcele em até 3x SEM JUROS de R$ 16,67
Disponibilidade: 30 dias Comprar

Descrição

A gigantesca e aclamada biodiversidade brasileira é pouco contemplada no que se refere à produção de literatura acessível que auxilie na identificação das espécies, e esse fato é mais acentuado em relação à fauna marinha.

Poucos seres fascinam o público mais que os tubarões. Famosos por seus raros ataques a seres humanos, esses magníficos animais fazem parte de um grupo muito antigo de vertebrados, os peixes cartilaginosos ( Classe Chondrichthyes), do qual fazem parte também as raias e as quimeras. Importantes predadores do ecossistema marinho, os tubarões e raias (Subclasse Elamosbranchii) desempenham papel de destaque na manutenção do delicado equilíbrio que rege as relações entre presa e predador. Apesar de serem populares, pouco ainda se sabe sobre muitos aspectos da história natural da maioria das espécies de tubarões e raias, no mundo inteiro.

Os elasmobrânquios possuem numerosos atributos anatômicos e fisiológicos que os destacam dentre os animais vertebrados.
Essa é uma linhagem antiga, que surgiu há pouco mais de 400milhões de anos e, até hoje, habita os oceanos do mundo com sucesso. Eles dividem a supremacia do ambiente aquático com os peixes ósseos, apesar destes últimos serem representados por mais de 23.000 espécies, contra apenas 1.000 espécies de elastobrânquios.

O conhecimento sobre a riqueza e diversidade de espécies de uma região é o primeiro passo a ser dado por aqueles que pretendem estudar uma população ou comunidade dentro de uma abordagem ecológica básica ou aplicada. Tal conhecimento é fundamental por oferecer subsídio ao manejo da biodiversidade, pois sem ele não é possível estabelecer planos estratégicos e políticas públicas que permitam a conservação do patrimônio natural, nem realizar trabalhos básicos e aplicados sobre biologia ou história natural dos organismos envolvidos.

O propósito principal deste livro é oferecer um guia para identificação dos tubarões e raias que ocorrem na costa do Rio de Janeiro, para que possa ser utilizado por pesquisadores, professores universitários, estudantes de biologia, oceanografia, veterinária, mergulhadores, pescadores, outros profissionais ligados ao mar e até mesmo o público em geral que manifeste interesse pela vida marinha e, em especial, pelos elasmobrânquios.


« Voltar para “Peixes”

© 2018 Anolis Books.